Exemplo de jornalismo…


Nos últimos dias a Rede Globo vem divulgando em todos os seus programas jornalísticos que disponibilizou ao público o que chamou de “Princípios Editoriais das Organizações Globo”. De todas as baboseiras, hipocrisias e obviedades do tal material, chamaram-me a atenção os seguintes trechos:

“Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido…”

Engraçado, o Panamericano de Guadalajara, que acontecerá nos próximos meses, não é de interesse do povo brasileiro, interrogação. E as Olimpíadas de Londres no ano que vem, interrogação. A Rede Globo simplesmente ignora esses assuntos e vem falar que lá não existe assunto tabu.

“Todos os jornalistas envolvidos na apuração, edição e publicação de uma reportagem, em qualquer nível hierárquico, devem se esforçar ao máximo para deixar de lado suas idiossincrasias e gostos pessoais. Gostar ou não de um assunto ou personagem não é critério para que algo seja ou não publicado. O critério é ser notícia;”

Então tem que avisar para o Casagrande, o Caio e o Milton Leite se esforçarem o mínimo para deixarem o gosto pelo Corinthians de lado. (eu sei que eles não têm formação, mas exercem a função de jornalista).

“Uma reportagem pode legitimamente apresentar uma pessoa como suspeita de crime ou irregularidade quando a suspeição partir oficialmente de alguma autoridade pública e estiver registrada em documento ou entrevista. O anúncio oficial de que alguém é suspeito de crime ou irregularidade é um fato, que pode ser registrado dependendo de sua relevância para a sociedade. Ao jornalista, cabe informar sobre o estágio em que se encontram as investigações, devendo sempre cobrar os indícios que levaram a autoridade a sustentar suas suposições, publicando-os, acompanhados da versão da pessoa acusada, se ela se dispuser a falar.”

Só faltou constar no final da primeira frase algo como “exceto se essa pessoa for o Ricardo Teixeira”.

Rede Globo, valeu pela tentativa.

Vinicius (ex)Avallone, um princípio que a Rede Globo esqueceu de mencionar no material é aquele que diz que se for para falar algo ruim de uma empresa, o nome dela deve ser citado, mas se for para falar algo de bom, ela deve ser tratada genericamente como “uma empresa”

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

15 Comentários em “Exemplo de jornalismo…”

  1. Imparcial Says:

    Perfeita análise, sobretudo em relação ao Pan-americano, o qual sequer nos canais fechados vem sendo mencionado.
    Em compensação, as horas gastas promovendo João Sorrisão….

    Eu dou muita risada com o João Sorrisão. É muito legal né?

  2. Augusto Frutuoso Says:

    Cara vc ta bom de cola né? Igualzinho o texto do blog do paulinho!!!

    Já li, mas não leio mais o blog desse infeliz. Fora que ele não tem moral para falar de ninguém nos quesitos ética e isenção.

    • El Loco, pra contrariar Says:

      cidadão, aproveitando o ensejo porque vc não vai pra puta que pariu…seu monte de merda…seu idiota vc acha que o blogueiro vai imitar alguém, principalmente esse bosta do ‘blog do paulinho’, quem é esse porra…fala seu monte de merda…seria de grande valia para esse blog se vc não aparecesse mais por aqui, entendeu seu porra…

  3. Vini Says:

    Em um país que tem a Band, chamar a Globo de Corintiana é falta de bom senso.
    Isso aí do Milton Leite, só palmeirense pra notar. Até ler aqui no blog eu nem imaginava. O Casagrande é ex-jogador de lá, era de se esperar q puxasse um pouco.
    O Caio é fraco em geral, independente do time sobre o qual ele esteja falando.

    Mas, sei lá… pra quem acha tão ruim, tem as ótimas Band, Record e Redetv.

    Falou o advogado da Globo. Ou será Vini Marinho?

  4. Kleder Ignácio Fraquetti (SPFC) Says:

    Essa cartilha da Globosta d princípios éticos e morais do bom jornalismo é uma PIADA!

    E a polêmica dos bloqueadores na Maior Casa d detenção Esportiva do país? Ué nesse caso ñ vi problema algum, afinal esses aparelhos são usados apenas em presídios…

    Ñ aguento mais essas homenagens ridículas ao Velho Lobo, ou seria velho bobo? Um kra q toda vida sempre foi terceira opção e cariocamente gatunou a titularidade… como jogador foi péssimo: 1º Mestre Pepe; 2º o Garrincha destro, Canhoteiro; 3º O Tonto – como treinador foi terrível: 1º João sem medo Saldanha; 2º grande Dino Sani; 3º novamente o Tonto.
    ps: só p constar… FODA-SE Z _ _ _ _ _ _ tem 13 letras!

  5. Douglas Castanho Says:

    Haha, o Ralf começará titular no jogo da selenike amanhã !

    os donos do blog terão infarto ! kkkkkkkkkkk

    mas sugiro que o dono do blog fizesse aqui a escalação de uma seleção !
    Curioso pra ver quem seriam seus convocados !

  6. usde Says:

    também se esqueceu da parcialidade global quando se trata de qualquer assunto político (o caso da bolinha de papel que causou traumatismo craniano no Serra foi épico)

    • André Says:

      Ufa….quando a Record for a maior emissora do país, aí sim teremos isenção e ética

      • usde Says:

        ah não.. uma coisa não exclui a outra… Record com monopólio seria escroto também.. mas a Globo é tão nojenta que faz agente torcer pela Record..

  7. El Loco, pra contrariar Says:

    vi, é isso aí…dá nojo ver o cleber machado, casagrande, caio, milton leite falarem do ‘gambá’ como se fosse alguma de projeção mundial…coitados, esses infelizes vivem disso…o que se ve por aí é um presidente pingaiada, um maconheiro e um viado dando suas ‘respeitáveis’ opiniões…

  8. Thaís Says:

    concordo com a análise, mas faço uma correção. o milton leite é formado – e pela usp.

    • El Loco, pra contrariar Says:

      e daí…isso não quer dizer q lá não tem analfabeto…para seu conhecimento tem e muito!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: