Bom senso


O campeão daquilo que chamaram de Copa Libertadores perdeu para o quarto colocado do campeonato catarinense. Sem Neymar, Ganso e Elano. Mas era o Santos. A camisa era do Santos. O Santos de Muricy Ramalho, técnico que vê bom senso no adiamento dos jogos do Santos até o retorno dos jogadores que estão servindo a seleção brasileira.

Bom senso a meu ver é o cumprimento daquilo que foi planejado desde o início. Bom senso é não alterar o curso natural das coisas. Aliás, até outro dia o Santos estava jogando o campeonato brasileiro com um time misto por livre e espontânea vontade, mostrando total desinteresse pelo torneio. De repente o Santos não pode mais jogar sem os mesmos jogadores que até outro dia nem entravam em campo. E pode apostar que nas últimas dez rodadas do campeonato brasileiro o Santos jogará com um time reserva, sob o pretexto que estará se preparando para a final do mundial. Por que então adiar os jogos do Santos, interrogação.

Sem falar no prejuízo para os adversários do Santos.

Mas o que me deixa mais intrigado é a falta de critério no adiamento dos jogos e a ausência de regulamentação por parte da CBF para esse tipo de situação. E o São Paulo, que tem cinco jogadores convocados, interrogação. E o Palmeiras, que pode perder o Luan no meio do ano, interrogação. Não têm o mesmo direito, interrogação. Enfim, falta transparência. É aí que entra o Estatuto do Torcedor. Uma brecha para o nobre promotor Paulo Castilho aparecer novamente. Diz o Estatuto do Torcedor:

Art. 5º São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998.

Art. 9º É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início, na forma do § 1º do art. 5º.

§ 5º É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de:

I – apresentação de novo calendário anual de eventos oficiais para o ano subseqüente, desde que aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte – CNE;

II – após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo.

Ou seja, o Estatuto do Torcedor diz que deve haver transparência na organização do torneio e que é vedada a alteração do seu regulamento. Ao adiar as partidas do Santos, ainda que por suposto bom senso, a CBF infringe essas regras. O Dr. Ferretti disse a mim que é só entrar na justiça que é causa ganha.

O direito do Santos é exigir da CBF o pagamento dos salários dos seus atletas enquanto perdurar a convocação. É o que diz o artigo 41 da Lei Pelé:

Art. 41. A participação de atletas profissionais em seleções será estabelecida na forma como acordarem a entidade de administração convocante e a entidade de prática desportiva cedente.

§ 1º A entidade convocadora indenizará a cedente dos encargos previstos no contrato de trabalho, pelo período em que durar a convocação do atleta, sem prejuízo de eventuais ajustes celebrados entre este e a entidade convocadora.

A indenização é justamente para recompor os prejuízos que o clube tem por não ter os jogadores à disposição em seus jogos. Basta o Santos fazer valer o seu direito e exigir da CBF o pagamento dos salários.

Vinicius (ex)Avallone

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

8 Comentários em “Bom senso”

  1. Playmobil Says:

    O Santos Futebol Clube conquistou a América? Ok!
    Se tornou popular? Talvez!
    Tem um grande plantel? Não!
    Tem um ou dois que fazem a diferença? Sim!
    E basta!
    O Alvinegro do litoral paulista tem que compreender que “o sonho de uma noite de verão (no caso, seria invero)” irá passar!
    Santos Futebol Clube, popular equipe do litoral paulista, famoso Leão do Mar, querido Peixe da baixada, conquistou os corações do Brasil, mas nunca deixará de ser apenas o Santos F.C.
    Santos da linda Vila Belmiro, a mais charmosa dos estádios do Brasil. Santos do Rei Pelé, do Coutinho, do Pepe, do Gilmar, do Clodoaldo, e dos meninos da Vila Pita, João Paulo, Juary. Ah! Santos, tu só és grande se continuar sendo apenas Santos.
    Santos da camisa branca, Santos do campo barrento de outrora, Santos da praia, Santos do mar!!!
    Santos do tio Tinoco, Santos do menino Marcelo, Santos dos irmãos Braga e Barreto.. esse é nosso Santos F.C.

  2. Helton Lima Says:

    Com tantos artigos citados no tal estatuto do torcedor, senti falta de pelo menos 2 artigos:
    1 – Cadê o artigo que proíbe o Simon da apitar jogos do palmeiras?
    2 – onde está o artigo que protege os torcedores do palmeiras do sofrimento contínuo que a referida agremiação esportiva provoca em seus simpatizantes?
    E fica uma dúvida, que o nobre causídico e blogueiro pode ajudar a resolver. A questão central é essa: pode ser considerado como bulling a participação de rubronegros em blog palmeirense?

    • Zé parmera Says:

      Por isso q aquele Wellington meteu bala nos jovens cariocas. Nem ele, Carioca, aguentava os cariocas.

      • betoxore Says:

        PAREM AS MÁQUINAS EXCLAMAÇÃO, O FOCO É OUTRO FALE AE ELVIRA

        • Helton Lima Says:

          Elvira, muda o foco logo, mas antes me responda às angustiantes perguntas.

          • Elvira Says:

            Que pergunta mais descabida hen Helton Lama!!!!! eu quero saber é do artigo que proibe a raça bandida-flamenguista transitar livremente nas ruas, quero saber da lei que proibe a transmissão dos jogos do flamengo, pois é uma agressão visual aos olhos do povo de bem. quero saber quando o menguinho vai pagar sua dívida astronômica, ouvi dizer, que o flamengo tá fugindo para Marte, mas não contem pra ninguém, deixem essa tuia de merda vazar pro raio que o parta, lá onde judas perdeu as botas. O mundo, o meio ambiente agradece. Vai menguinho e não volte nunca mais.

        • Elvira Says:

          Hoje nem essa ruim de flarinthians vai abalar minha FELICIDADE.
          nem mesmo o palhação do Kleber não comemorar o golaço do ML7.

          OBRIGADA PALMEIRAS POR ME FAZER TÃO FELIZ!!!!

      • Carlos Jonas Says:

        Você é um grande filho da puta, brincando com coisa séria, moleque safado!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: