Arrecadação com marketing em 2010


Arrecadação com Marketing = receitas com marketing, publicidade, patrocínio e licenciamentos incluídas nos Balanços Patrimoniais dos clubes, referentes ao exercício de 2010.

Não copiei de nenhum outro blog. Apenas somei essas rubricas, de acordo com os Balanços. Números em milhares. Se tiver dúvidas, consulte os sites dos clubes, Google ou o Dalmo Pessoa.

No início de 2010, o Corinthians anunciou um super patrocínio = Hypermarcas. Segundo o UOL, na época, o Corinthians arrecadaria 41 milhões, algo jamais visto. O imparcial Dr. Osmar dizia ser uma das maiores verbas de patrocínio do mundo. E ainda havia a expectativa de arrecadar mais 12 milhões com o patrocínio do calção. Isso sem contar as receitas de licenciamentos, isto é, vendas de camisas, faturamento das 753 lojas, etc. Enfim, um divisor de águas no marketing de clubes de futebol. É o que disseram. Sem o mesmo alarde, o Flamengo esteve muito próximo (e sem a comissão do Ronaldo).

São Paulo decepcionou. Pode ser um problema de interpretação do Balanço? Interprete você mesmo.

E o Palmeiras, ao que tudo indica, burlou o método contábil para registrar uma receita maior, segundo observou a auditoria independente:

Exemplo: Vamos supor que o contrato de patrocínio da Fiat é de 3 anos (2010, 2011 e 2012). No primeiro ano (2010), são registrados no balanço os valores referentes ao exercício contábil de 2010. Se uma receita estava prevista para 2011, como o segundo ano do contrato, então ela deveria fazer parte do balanço de 2011. E assim por diante. Pouco importa se o valor foi pago antecipadamente. Vale a competência. Acho que é por aí.

Não consegui identificar exatamente o quanto foi antecipado de marketing referente a 2011 e 2012. Mas está claro que o valor lançado no BP palestrino não reflete a realidade.

Se não citei seu time, é porque não tem relevância. Citei o Fluminense apenas por consideração ao título de 2010.

Por Primo Argentino, não entendi a indignação da imprensa paulista com a sede do centro de mídia da Copa 2014 no RJ

*No post original, não havia percebido essa distorção do Palmeiras

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45 Comentários em “Arrecadação com marketing em 2010”

  1. Imparcial Says:

    A imprensa da Saint Louis brasileira indignada, interrogação. No te creo.

  2. Felipe Lima Says:

    o problema do SPFC eh que ficou uma boa parte do ano sem um grande patrocinio de camisa.

    so foi acertar nos ultimso meses com a BMG.

    por isos que a arrecadao de “publicidade e patrocinio” caiu de 31 para 17,8 mi!

  3. Playmobil Says:

    O São Paulo F.C. não tem prestigio, mesmo sendo um clube vencedor. Isso é fato!
    O Tricolor do Morumbi é fraco! Não tem camisa! Não tem marketing!
    Sou até suspeito pra falar, pois adoro esse time! O Tricolor é um time soft, um time light, um time do cidadão de bem, da familia paulistana que trabalha e paga impostos.
    O Pó de Arroz, tricolor do Morumbi, ou como dizem por aí, o atual e pitoresco “Bambi”, é um time super vencedor coisa e tal. Um clube que deixou de ser apenas “tricolor”. Hoje, descompromissadamente, se tornou multicolor, tal como o arco íris.
    Porém, onde está seu prestigio? Quem o conhece? De onde veio? Pra onde vai? Ninguém sabe!
    Lamentavelmente, o São Paulo Futebol Clube é apenas um simples copo de café com leite.
    Foi campeão do mundo? Foi! E daí? Quem se importou com isso? Alguém lembra? Certamente não!
    De toda forma, vanglorio esse São Paulo. Clube que possivelmente será grande desde que invista em marketing.
    Dica 1: mude o simbolo. Talvez seja o simbolo mais feio do futbol mundial. SPFC sei lá o que! Tá horrivel! Diretoria, apresse a mudança!!!
    Dica 2: Além do vermelho, branco e preto, insira o azul, o verde e o amarelo. O clube precisa ser multicolor!
    Dica 3: Seja um clube mais agressivo. Passividade não leva a lugar algum.
    Dica 4: volte ao Canindé, sua origem! O Morumbi é muito grande e sobra lugares. O Canindé vem bem a calhar! É um estádio pequeno, gostoso, simpático, facil acesso, e do tamanho do alma tricolor.
    Acho que essas mudanças, o clube pode sim melhorar sua estima e arrecadar mais fundos através do marketing

    • Carlos A. Says:

      Baralho, Playmobil! Não acredito que você criticou um time! No começo achei que iria ler outra babação de ovo da bicharada, mas não….fiquei impressionado…..Time “café com leite” foi embaçado! Acrescente chantilly nesse café também, elas vão adorar, hehehehehe!

    • Luiz Neto Says:

      a mais completa e real estória do multicolor está compactada acima! Pode conquistar todos os títulos possíveis mas será sempre um clube desprestigiado!

    • Rodrigo Says:

      Ta, agora conta a do portugues? ( ou uma do time centenada que é tão engraçado)

    • Fernando Campos Kalrbom - SPFC Says:

      Gaymobil levou um fora do seu macho e ta precisando d atenção?
      Tudo isso é o q vc gostaria q o SPFC fosse nos seus sonhos, pois só assim seu timinho poderia ser maior q o SOBERANO!

  4. Democratico Says:

    voce entende de contas, vem ajudar a gente a fazer a copa e depois as olimpiadas

    • Carlos A. Says:

      “A gente” vírgula ! Quem inventou de fazer esses eventos de grande porte no Brasil são umas mulas! No mínimo torcem para o flamerda…..O Brasil não possui a mínima estrutura para sediar nenhum desses eventos.
      Estou só aguardando o superfaturamento das obras, enriquecimento ilícito dessa corja de vagabundos políticos e da cbf, chefiada pelo queridíssimo Ricardo Teixeira. Só uma pergunta pertinente: pra que time esse vagabundo torce, hein? Alguém me responda aê…..

  5. Carlos A. Says:

    Agora vamos aguardar os “belíssimos” comentários e justificativas espalhafatosas dos fudidorosões da galáxias………

  6. Carlos A. Says:

    …..”Justiça decide que o único campeão brasileiro de 87 é o Sport”…….. Veja bem, sou eu que estou dizendo: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2011/05/27/sport-anuncia-decisao-da-justica-que-forca-cbf-a-tirar-titulo-brasileiro-do-fla.jhtm.
    Quáquáquáquáquáquá! Chupa mulambos, hexa é a puta que pariu!

    • Carlos Jonas Says:

      Carlos, se você continuar a permitir que o Flamengo povoe sua imaginação dessa forma, você vai pirar! tres comentários seguidos fazendo alusões ao Fla, interrogação. Será que você é flamenguista de coração e não quer sair do “armário”, interrogação. O assunto não é nem Flamengo (só posso crer que esse nome deve ser um energético para tua auto-estima) e você insiste em retomar! Saia logo desse armário, tá apertado, se renda à tridimensionalidade do Fuderoso das Galáxias e viva feliz, reflita sobre o vatícinio do Playmobil: “Se um dia a terra for invadida por OVNIS, tenho certeza que chegarão todos de rubronegro!”

      • Democratico Says:

        Os tres maiores clubes de futebol: Flamengo, Real Madrid e Manchester, na ordem. Foi estabelecido pela World Sport Club Marketing and Budget Association. O Palmeiras aparece na 713 posição, logo atrás do Netgart Rodges, da Irlanda.

        • Imparcial Says:

          According to the International Sports Management and Ventures, o Flamengo cai para a 24 posição, logo após o Glasgow Rangers

      • Carlos A. Says:

        Não, pau no cú, qual é o nome que está em segundo na tabela? Por acaso é o fluminense, ou é o nome da sua mãe? Mazaropi Cleverson Jonas do caralho! Aqui é PALMEIRAS, zé buceta……

        • Carlos Jonas Says:

          Confesso que não entendi tamanho chilique! Ocê tá variando mermo, interrogação. Outra coisa, você tá exagerando nos palavrões, tenha modos, com certeza a velhota te ensinou boas maneiras!

          • Felipe Lima Says:

            eles sao assim mesmo.

            sem agumento, partem pra ignorancia

            nao eh atoa que o clube esverdinho esta diminuindo de tamanho. daqui a pouco ate a LUSA terá mais torcida!

            • Carlos A. Says:

              No mínimo você é Bambi…….Vai festejar o novo uniforme do tricolorzinho, vai: uniforme roooooooosaaaaaaaaa, é brincadeira?

            • Felipe Lima Says:

              /\

              e os rivais ainda dizem que nao LIGAM PARA O SPFC!

              imagine…

      • Théo - FLA Says:

        Cada vez que ele fala a palavra “Flamengo” ele tem um orgasmo.
        Incrível como esse cara ama o Flamengo.
        Deve ser um amor maior que o da Hellvira.

  7. Marcos José Says:

    Em tempo:
    Mais um boleiro de ponta aportando nas geleiras da Ucrânia, trata-se de Dentinho Samambaia ( que indiscutivelmente é de ponta mesmo!) .O que será que encantou os dirigentes do clube ucraniano, o Dentinho ou a Samambaia, interrogação. Bem , o mais importante é que ele voltará (não sei se acompanhado) por ocasião da inauguração do Fielzão, ou seja, nunca, jamais e em tempo algum!

  8. Playmobil Says:

    Primeiramente, pra investir em marketing, o clube precisa ter HISTÓRIA!
    É o caso de Palmeiras e Corinthians. Ambos iniciaram uma rivalidade gostosa já na década de 10. Estou falando da década de 10, ou seja, 100 anos de rivalidade.
    Ambos brigaram a vida inteira. O Palmeiras, por razões obvias, tem mais prestigio nacional, pois desde o inicio foi um clube acostumado a ganhar torneios pelo Brasil (Robertão, Taça Brasil, Brasileiro, etc). Já o Corinthians, passou a maior parte de sua vida limitado ao estado de S.Paulo. Foi vencer seu primeiro título nacional 80 anos depois da sua fundação. E mesmo limitado ao campeonato paulista, ainda assim o rival Periquito sempre esteve a sua frente na quantidade de títulos. Em 1976, o Verdão da Barra Funda já contabilizava 18 títulos.
    Concluindo, ambos construiram uma história de rivalidade e brigas.
    O Periquito ressuscitou suas tradicionais camisas (a do Palestra, a das cinco coroas, réplicas da década de 70 e 80). O Corinthians também segue nesse caminho.
    Agora pergunto, e o São Paulo F.C ? Qual sua história?
    Vamos esboçar o quadro da situação paulista:
    1- Palmeiras (maior prestigio nacional)
    2- Corinthians (passou sua vida limitado ao estado)
    3- Santos (já campeão mundial na década de 60), São Paulo (surgiu na mídia somente na década de 80) e Portuguesa de Desportos.
    O são paulino deve ficar chateadinho comigo, mas no fundo ele sabe que na cidade de S.Paulo existem dois clubes que estão sim muito a frente dele em questão de rivalidade, prestigio, e popularidade.
    E não existe essa história de que a torcida tricolor é maior do que a do Periquito. Isso é mentira! Arrisco dizer que 54 % da torcida são paulina diz respeito a um público feminino que não vai ao estádio, que não conhece futebol, que não tem fanatismo.

    • Carlos A. Says:

      HUAHUAHUAHUAHUA! Esse playmobil é massa…..

    • EITA Says:

      putz agora o cara falou verdade.

    • Felipe Lima Says:

      existem dois clubes que estão sim muito a frente dele em questão de rivalidade

      * * *

      por que sera que eles se incomodam tanto com o SPFC?

      o seu ANDRES poderia responder essa!

    • Gustavo Leme Verraz Says:

      Caro Lambedor de Supositórios,
      vossa “argumentação” é cheia d furos (isso inclusive deve lhe apetecer muito em sua vida pessoal – acho q Freud explica) enfim, só um deles: ao q consta a primeira final d Libertadores e Brasileiro q o SPFC fez foram bem antes dos anos 80.

      Uma prova d seu recalque e desconhecimento total da História dos primórdios do esporte bretão… quem desconhece e despreza o sr. Arthur “el tigre” Friedenreich, um dos maiores jogadores da primeira década d futebol do São Paulo Futebol Clube, ñ merece ser levado a sério.

      • Playmobil Says:

        Na década de 40 o S.Paulo F.C. apareceu na mídia querendo tomar o estádio do poderoso Palestra Itália, que já nesta década, tinha o orgulho de dizer; nós temos um estádio. Ou seja, com 26 anos de história, o atual Palmeiras já tinha um patrimônio.
        Evolto a dizer; na década de 40, assim como nas décadas anteriores e posteriores, a rivalidade dentro da cidade de S.Paulo era entre Palestra/Palmeiras x Corinthians. Isso é fato!
        Assim como existiam Portuguesa, Santos, Guarani, Juventus, existia também um tal de São Paulo. Qual o problema?
        Nos anos 60 o São Paulo F.C. não existiu!
        Voltou a aparecer no bicampeonato de 70/71, quando o então Governador do Estado de S.Paulo, Sr. Laudo Natel, deu uma singela forcinha numa certa final de campeonato. Soma-se a isso também a construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, assim como vemos hoje a forcinha extra que estão dando a “construção” do Itaquerão.
        Ir a final de Libertadores não significa nada! Até o São Caetano conseguiu isso. Aliás, o São Caetano já foi campeão paulista, já chegou em duas finais de brasileiro, já foi vice da Libertadores, e daí? O S.Caetano é significante? Tal como o S. Caetano dos dias atuais, o São Paulo Futebol Clube do passado era tão insignificante quanto.
        Ah! o Friedenreich jogou no S.Paulo ? Oh! Parem tudo! Dá-lhe Tricolor!
        Vamos falar sério, né?
        O Leto, o Rivaldo, e o Válber jogaram no Mogi Mirim! Grande Mogi Mirim, não?
        Novamente eu volto a afirmar que na cidade de S.Paulo, existem somente dois times que encabeçam a rivalidade local; Palmeiras e Corinthians. Tal como Vasco e Flamengo, Atlético e Cruzeiro, Inter e Grêmio, e assim por diante.
        O papel do São Paulo F.C. é justamente de ser o terceiro, aquele que incomoda os grandes, aquele que briga pra ficar na frente dos principais. O clube cresceu? Sim, cresceu! Mas história é história.. isso não se muda!
        São Paulo Futebol Clube.. coloque-se no seu lugar de terceiro clube. Seus títulos não farão de ti o maior! Pra ser maior, precisa ter alma, paixão, fanatismo. Precista ter história!

        • Carlos A. Says:

          Palmas para o nosso Pedro Bial!!!!!!!!!!!!!!Assim você acaba com a bibas..Já estão tristes porque reprovaram o kit gay deles, agora com o Playmobil relatando nada mais que pura verdade, vão ficar histéricas!!!!!! Chupa Bicharada, aqui é Palmeiras!!!!!!!

        • Théo - FLA Says:

          Grande Playmobil…

  9. André Says:

    O goleiro Rogério Ceni recebeu a indenização por danos morais da jornalista Milly Lacombe por um entrevero ocorrido entre os dois em 2006. Segundo o diário Lance!, o capitão são-paulino já havia ganhado a causa que movia contra a ex-comentarista do Sportv, que teria aceitado pagar um terço do valor pleiteado pelo jogador.

  10. Germano Says:

    a carruagem da cinderela tá desembestada! Dá-lhe carruela!

  11. Fernando Campos Kalrbom - SPFC Says:

    Gaymobil e Carlos A.(louca) estão todas serelepes e saltitantes assim por conta da homologação da união homoafetiva. Qndo será o casório bibas?

    • Felipe Lima Says:

      estao desesperadas

      eh muito tempo sem ganhar um titulo importante

      ate o CEARA ja ganhou mais titulos que o guarani da turiassu!

      • Carlos A. Says:

        Pra você ver, bambi lima……Mesmo com o insucesso dessa década, somos um dos times que mais venceu campeonatos na HISTÓRIA, coisa que a bicharada do jardim Leonor não possui. Disso nós temos orgulho, e vocês?
        Tem mais, com tudo isso somos leais e torcemos pro Verdão até morrer, não é só quando estamos por cima da “carne seca”.
        Torcida de viadinhos, só vai pra estádio no bem bom…..ou vai falar que é mentira também? Chupa bambis, que é disso que vocês gostam….aqui é PALMEIRAS!!!!!

    • Carlos A. Says:

      Não torço pro tricolor, logo essa história de homofobia só cola em vocês…. e quem estão histéricas e serelepes aqui são vocês, bambizada, pelo simples fato do nosso Pedro Bial dizer a verdade….ou ele falou alguma mentira????
      Faltou o Playmobil contar a grande história do JOGO DAS BARRICAS, dos viadinhos da rua Leonor…….Ou vocês mesmo contam aê pra nóis…..

  12. Carlos A. Says:

    Vamos divugar o “novíssimo” uniforme do spfc, galera: Acessa aê
    http://www.verdazzo.com.br/humor/o-sonho-de-todo-torcedor-sao-paulino-foi-realizado
    Cambada de viado………

    • Gustavo Leme Verraz / SPFC Says:

      Carlitos Chupa-Engole;
      o Leão Lobo é fanático torcedor turiassuíno, ou seja, s tem alguém especialista em boiolagem são vcs!

      • wellington Says:

        Pra cada arma fabricada no mundo, 200.000 pessoas dividem uma coca-cola.
        Pra cada gay Palmeirense, uma avenida paulista cheia de são paulinos na parada.


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