Por isso que não exigem mais diploma de jornalistas


Em complemento ao post abaixo.

Rica Perrone, 32 anos, veterano, bate de esquerda, bate de direita, afirma de forma categórica que não existe armação no futebol. Diagnostica a existência de distúrbios mentais naqueles que ousam discordar. Meu Deus, além de jornalista, deve ser médico.

Não sei quanto a vocês, mas espero de um jornalista um mínimo de conhecimento sobre aquilo que escreve. Ensinam isso no primeiro ano do curso de jornalismo ou de medicina.

Leiam, atentamente, a primeira pergunta que o tal de Rica fez e (ele mesmo, a la Palaia) respondeu:

“Pode um jornal antecipar um juiz e dizer que foi acordo, sendo que um dos clubes jura odia-lo?
Não. Não pode. E se ele apitou, os dois devem ter concordado em algum momento.”

Ele faz referência ao Jornal da Tarde, que antecipou o resultado do sorteio de árbitro para o clássico Palmeiras x Corinthians. Uma resposta desse tipo, no meu humilde entendimento, deve levar em consideração premissas básicas de fatos e de fundamentos jurídicos. Nesse último ponto, pedi auxílio ao Dr. Ferretti, advogado do blog.

Premissa fática. O JT antecipou o resultado do sorteio. Se pode, ou não, são outros quinhentos. O fato é que antecipou. Não sou médico, mas ignorar esse fato pode significar ausência de leitura de jornais (vai, nem é essencial a jornalistas) ou o sintoma de alguma doença. Vamos chamá-la de gripe.

Que eu saiba, nem Mãe Dinah nem Robério de Ogum escrevem para o JT.

Premissa jurídica. A escala de árbitros, por lei, é determinada por sorteio. Falamos sobre isso aqui. E foi o que a Federação Paulista diz ter feito: 8 bolinhas, 1 escolhida. Ao vivo, pois eles não gravam, o que é no mínimo estranho. Ora, até onde eu sei, o resultado de um sorteio não pode ser decidido por acordo de vontades. Do contrário, como disse o Felipão, eu faria acordo com meu Tio Zeca para ganhar na Loto.

Colocadas as premissas básicas, pode um jornal antecipar um juiz? Não poderia, mas antecipou. E dizer que foi acordo? Se o resultado já era sabido, o jornal, no mínimo, no mínimo, do mínimo, poderia deduzir isso.

O que não pode é negar com ênfase a armação no futebol e deduzir que os dois (clubes) devem ter concordado em algum momento. Isso é desconhecer o procedimento de escala. Nem um estagiário de jornalismo ou um débil mental deduziria isso.

Por Primo Argentino, na minha terra, paulista apaixonado pelo Rio é chamado de paga-lanche

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

26 Comentários em “Por isso que não exigem mais diploma de jornalistas”

  1. Felipe Lima Says:

    “Diagnostica a existência de distúrbios mentais naqueles que ousam discordar”

    Ele estava se referindo ao pessoal que fica xingando ele no twitter!

  2. Dhaiel Amaral Ulham - SPFC Says:

    Tenho pena desse paga-lanche! Sujeitinho desprezível.

  3. Dhaiel Amaral Ulham - SPFC Says:

    E pior q paulista paga-pau d carioca, é curintchiano paga-pau d argentino!
    Enfim, tudo um bando d manja-rola!!!

    Concordo. Primo

  4. Andrey Pandaw Says:

    Por isso que eu curto o blog, não tem rabo preso.
    Pra você ver, ele mesmo distorce o que ele sabe pra tentar formular uma opinião dos leitores….poderiamos lembrar de vários episodeos…mais iria adiantar?

  5. Carlos A. Says:

    Paulista paga-pau de carioca tem mais é que se fuder!!!!!!!!!

  6. wellington Says:

    Pior que não sei por qual motivo algum paulista pagaria pau para carioca.
    Sei que tem, mas não entendo.

    • Sorriso Says:

      acho que não é o caso de pagar o pau, o carioca dá o pau de graça para o paulista. é tradição.

  7. Sorriso Says:

    Alo paga-lanche, reescreve o texto porque eu não entendi nada! é muita lógica junta, tem muitas premissas, axiomas, hipóteses e conclusões. Se eu não entendi, que tenho pós-graduação, imagina a Elvira. E para finalizar, domingo tem Santos x Corinthians.

    Faça o seguinte. Vá até a banca de jornal mais próxima e compre o livro “Isto é Primo Argentino”. É um manual básico para juvenis do blog.

  8. Douglas Says:

    Temos que combater os carioquetas deste blog!!

    • Sorriso Says:

      o que seria carioqueta?

    • Vicenzo Bianchi Says:

      Basta ignorá-los…
      Vc pode perceber que cada semana aparece um nome novo, mas na verdade todos partem do mesmo gordinho balconista, teclando freneticamente da Lan House em que trabalha, no Vidigal!

  9. Fabio Says:

    Eu acho que vocês deviam parar de chiar sobre a escolha do árbitro e começar a falar o que realmente deixou vocês na mão: Valdívia “El Mago Sawamu”, aquele do SALTO ALTO no Vácuo e a Estirada…

    Cadê o craque quando é hora dele aparecer? Talvez seja pq realmente não é craque mesmo… 14 milhões por uma estirada na coxa em um lance ridículo…

  10. Douglas Says:

    O problema dos comentários dos carioquetas analfa é que eles não entendem o texto e querem dar pitaco…. o assunto aqui tem haver com um jornalista zuadinho paga pau de carioca e não com o Palmeiras!!!! Aliás esses torcedores do Flamerda deveriam ir prestigiar o blog desse cara e não vir encher o saco aqui!!!

    • Carlos Jonas Says:

      Deveriam né? Outra coisa, o jornalista paulista rubronegro estava se referindo, também, ao mimimi descontrolado de vocês!

    • Sorriso Says:

      Permita-me, com licença, ninguém vai ver, mas deixa eu te ajudar: em vez de “o assunto aqui tem haver com um jornalista”, use a forma “o assunto aqui tem a ver com um jornalista “. Sorry. Por isso que não exigem mais diploma de comentaristas de blog.

  11. MILTON NEVUAS Says:

    Esse negócio de ficar se lamentando e arrumando desculpas pelo fraquíssimo futebol apresentado pelo mediocre Palmeiras x Gambás já encheu o saco, pq vc não fala sobre o Coxa, mas deixa pra amanhã ok??

  12. Sorriso Says:

    Amigos do blog, estão querendo se apropriar de suas idéias, eu processaria imediatamente. Vejam o que a imprensa curitibana está escrevendo:
    “Árbitro com histórico de erros apita a partida diante do Palmeiras.
    Árbitro do Rio Grande do Sul comandará a partida do Cori no Couto, diante do Palmeiras; A torcida alviverde não tem boas recordações do árbitro da próxima partida. Além de ter sido o comandante da triste partida da última rodada do Brasileirão 2009, Vuaden tem um histórico de erros em partidas do Cori, como mostra a matéria veiculada em dezembro de 2009 pelo site COXAnautas, …”
    ——-
    Isto é plágio descarado.

    Vc é um cabra que podemos chamar de interestadual. Até notícia do Paraná vc acompanha. Não quer virar correspondente do blog?

  13. Ricardo Says:

    Por que o Palmeiras odeia o Paulo Cesar?
    Quantos jogos o Paulo Cesar apitou que o Corinthians ganhou do Palmeiras? NENHUM, SOMENTE ESTA SEMI-FINAL E AINDA NOS PENALTIS. TALVEZ O PAULO CESAR SABIA QUE O JULIO CESAR DEFENDERIA O PENALTI DO JOÃO VITOR.
    Que time torce o Prósperi?
    Maracutaia no futebol sempre existiu e sempre existirá, agora vocês afirmarem que o arbitro entrou para prejudicar o Palmeiras, tenha a santa paciência. Vocês têm que reclamar com o Danilo carniceiro que foi expulso no começo do jogo, reclamar com o Felipão que colocou na cabeça dos jogadores aquele clima de guerra, reclamar com o médico do Palmeiras, que somente depois da contusão do Valdivia é que vem a público dizer que o lance do chute do vácuo sobrecarrega o músculo posterior da coxa (engenheiro de obra pronta).
    Lamentável a falta de esportividade da equipe palmeirense e a falta de bom senso de vcs.

  14. MILTON NEVUAS Says:

    Já estamos sabendo que o arbitro do jogo vai pender para o lado do Palmeiras viu, então se o Coxa perder a culpa é do juiz e se ganhar vai ser mais ridículo ainda, além de ser ajudado ainda perdeu, e com certeza isso irá aconceter

  15. imparcial Says:

    ele gosta de escola de samba tb

    daquelas que teve como “patrono” um poderoso contraventor, banqueiro de jogo de bicho

    diz que é apaixonado e no blog dele tem até referência(ou propaganda , como queiram)

    e ai isso é ético?

    sera que questionar isso me torna retardado tb?

    • Andrey Pandaw Says:

      Se voce nao chubolar(como diriga um amigo meu) para o sistema, voce é sim.
      Entao em grande maioria somos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: