De novo a mesma chatice


Todo final de campeonato por pontos corridos aqui no Brasil é a mesma coisa. Algum time acaba dependendo de outro para ser campeão e reclama de possível corpo mole. A situação se agrava quando a equipe depende de um rival. Por isso sou totalmente contrário aos pontos corridos no Brasil. Campeonato tem que ter final. Só assim acaba esse tipo de discussão. Reproduzo abaixo o texto que o blog publicou no final do ano passado. Os fatos se referem ao campeonato de 2009, mas a ideia é a mesma.

“Os maiores especialistas’ em futebol defendem incondicionalmente o campeonato por pontos corridos. O principal argumento é que essa fórmula é a mais justa. Também alegam que o campeonato fica emocionante na reta final. Porém, com todo respeito eu não concordo com esses bestiais comentaristas (aliás, os mesmos que escolhem Celso Roth como um dos melhores técnicos do campeonato), e já adianto para os mais exaltados que também não estou pedindo para ninguém concordar comigo.

Reparem. Em toda reta final de campeonato por pontos corridos é a mesma coisa: acusações a respeito do oferecimento de incentivos financeiros para times que não tem mais compromisso no campeonato, clubes dando férias ou dispensando jogadores antes do final da competição, decisões contra equipes já rebaixadas e sem motivação para disputar as últimas partidas etc. Enfim, desde que o sistema foi implantado no Brasil  ocorrem problemas como estes e neste ano não vai ser diferente.

O São Paulo enfrenta na última rodada o Sport Recife, equipe já rebaixada. O Internacional, da mesma forma, enfrenta nas duas últimas rodadas o Sport, como dito já rebaixado, e o Santo André, equipe que também já estará garantida na 2ª divisão até lá. O Flamengo, por sua vez, pega o Corinthians e o Grêmio. No primeiro jogo ele enfrenta um time que entra em campo sob a desconfiança de que entregará tudo para prejudicar seus rivais (São Paulo e Palmeiras), e no segundo ele vai enfrentar um time que já anunciou que jogará com os reservas (isso ainda vai dar pano para manga; podem esperar).

Ou seja, a tragédia está anunciada: se na última rodada algum clube que estiver disputando o título depender do resultado negativo de outro pode esquecer. Nem a famosa mala branca são-paulina ajudará. Não consultei Robério de Ogum mas posso afirmar: o São Paulo ganha do Sport, o Internacional ganha do Santo André, e o Flamengo ganha dos reservas do Grêmio. A decisão mesmo ficará para o próximo domingo.

Afinal, o que há de justo e emocionante nisso? É justo ou emocionante que o campeonato seja decidido num jogo entre o provável campeão e um time rebaixado ou reserva, interrogação. É justo depender de um arqui-rival para ser campeão, interrogação. Qual a emoção que um amante do futebol vai ter ao assistir os jogos da última rodada, interrogação. Perguntem para os bestiais especialistas de futebol.

A meu ver o campeonato deve ser decidido pelas duas melhores equipes, o que só acontece se houver uma final. Copa do Mundo, Libertadores, Mundial Interclubes, Copa dos Campeões da Europa, NBA, NFL, Olimpíadas etc. Todos os mais importantes torneios esportivos são decididos numa final. Porque será? Será que está tudo errado? Ora, evidentemente que não, exclamação.

A verdade é que o Brasil regrediu ao implantar o sistema de pontos corridos, ainda mais para um povo tão acostumado a finais. E não me venha argumentar que na Europa funciona assim. São situações absolutamente diferentes. Lá os torcedores já estão acostumados com a fórmula. É uma questão de tradição. E se for para copiar, o melhor é olhar para os americanos. Se tem algo que eles entendem é de esporte (e de gerar dinheiro com esporte). Vejam se lá há alguma competição disputada no sistema de pontos corridos. Nenhuma. O que gera mais dinheiro são as finais, tanto que a Rede Globo está louca para mudar a fórmula.

Outro fator a ser avaliado é a média de torcedores que frequenta os estádios durante o campeonato. Dos 20 maiores públicos de toda a história do campeonato brasileiro, 19 ocorreram nos anos 70 e 80, no sistema mata-mata. Será coincidência, interrogação.

Por outro lado, quem disse que futebol tem que ser decidido por justiça? Se fosse assim os jogos que tivessem o resultado definido por erros de arbitragem deveriam ser anulados, pois se existe algo que é injusto é uma equipe perder pontos por conta de absurdos cometidos por árbitros como Carlos Eugênio Simon. Então não me venha falar de justiça. Futebol deve ser decidido por vários fatores, dentre eles a sorte, típica de um jogo.

Por fim, vale fazer uma comparação sobre o que cada sistema de disputa proporcionou nas suas últimas edições. O último mata-mata apresentou ao futebol brasileiro uma geração de jogadores que, bem ou mal, fazem sucesso no exterior (Robinho, Diego, Elano, Alex, Renatinho e outros), o que não aconteceria se naquele ano o campeonato fosse disputado por pontos corridos, pois nesse caso o Santos amargaria apenas o 8º lugar e todos esses jogadores seriam esquecidos (é verdade que alguns deles não fariam falta).  Já as últimas 3 disputas por pontos corridos conseguiram no máximo exaltar um técnico limitado.”

Vinicius (ex)Avallone

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

7 Comentários em “De novo a mesma chatice”

  1. Andrey Pandaw Says:

    E sobre as finais realmente sou a favor mesmo, ainda mais se for pensar em renda, o torcedor adora ver seu time jogando mata-mata, ainda mais sabendo que segunda o pessoal do trabalho vai comentar o jogo, e vai ter cerveja no domingo ,etc …coisas de nos reles mortais…mesmo assim os “genios” decidiram por pontos corridos e jogos alem de vazios nas utimas rodadas com times de meio de tabela sem pretencao de nada, e times entregando a partida com times mediocres nas rodadas finais….onde a graca nisso??Eu nao vejo prefiro assistir o fim da sulamericana agora mesmo que seja mais um jogo chato do palmeiras do que ver a utima rodada do brasileirao….

  2. Vini Says:

    O post só tem um ano, mas já é velho por referir que o Robinho fazia sucesso na Europa…

  3. imparcial Says:

    poderia ser ao contrario tb ja imaginou se as ultimas rodadas fossem os classicos?

    sp x corintians , santos x contians, etc

    flamengo x fluminense

    atletico x cruzeiro

    times como sao paulo, santos, flamengo, enfim todos tendo alguma motivação pra estragar a festa dos rivais.

    e é sempre factivel que alguma equipe ou varias do centro rio – sp , mais minas e rs estejam envolvidos na disputa de titulo.

    burro é quem faz a tabela coloca o corintians pra jogar na vila qdo nada esta decidido, coloca palmeiras x sao paulo nas primeiras rodadas, fla x flu no meio do campeonato. a culpa é de quem faz a tabela.

    tanto é que o stjd sabe disso e tira o mando de jogo de quem ja nao esta na briga , da efeito suspensivo pra outro… o interesse é manipular , tornar o campeonato pior independe da formula de disputa

  4. Átila Says:

    RIDICULO esse post, o campeonato com pontos corridos é muito mais justo. Casei de ver ai time que classificava em 8 no campeonato, e com uma bela ajuda do juiz acaba campeão. Num é atoa que o Flamerda e o Curinthias ganharam, claro com aquela ajuda. E tb tem varios exemplos de times que nao foram campeoes por que perdeu apenas um jogo. O proprio Atletico, perdeu um campeonato invicto.
    TODOS os campeonatos dos paises europes sao de pontos corridos !!!!!

    Vc quer justiça? Então vc acompanha o esporte errado. Futebol não é justo. Justo é o volei e o basquete, pois nesses esportes 99% das vezes quem ganha é realmente o melhor.

    • imparcial Says:

      acho que a suiça saiu da copa em 2006 invicta.

      a seleção de 78 perdeu a copa invicta.

      ambos os torneios nao eram de pontos corridos.

      a questao nao é essa , como mesmo o vinicius disse no artigo , ele lembrou que em pontos corridos pode ocorrer de um time ter “facilidades ” como o flamengo ano passado que ganhou 6 pontos.

      o mesmo gremio que jogou contro o fla com time reserva , jogou com o palmeiras algumas rodadas antes uma partida com o time titular e querendo ganhar.

      o mesmo caso se aplica ao time do ronaldo. nao partida no classico contra o palmeiras jogou como se fosse uma final e empatou.

      em campinas contra o fla vejo o video do penalti que o goleiro nem vai na bola. é a sintese do jogo.

      nao sei se isso acontecerá esse ano mas é um fato a ser lembrado sim. dito isso acho que é justo questionar a tal “justiça” dos pontos corridos.

      foi essa a intençao. ou guardem os classicos pras ultimas rodadas ai todo mundo joga a valer mesmo.

  5. Diogo Gonçalves Says:

    Eu acho que o Átila quis dizer com justiça é: quem tem mais pontos ganha o campeonato, isso é justiça, pois se o time jogou como time pequeno e ganhou mérito dele ou incompetência do outro.

    Concordo com quem disse que os clássicos deveriam ser na última rodada.

    O Santos de 2002 jogou 25 jogos na 1 ª fase enquanto no campeonato de pontos corridos fazem 38 jogos, quer dizer o Santos teria mais 13 jogos para assumir a liderança e mostrar esses jogadores que você falou (eram 13 pontos de diferença para o primeiro que era o São Paulo). Portanto não concordo com esse seu argumento.

    Outra coisa: os playoffs da NBA são 7 jogos, quer dizer, é mais difícil um time mais fraco sustentar 3 vitórias seguidas em cima do mais forte. No futebol são 2 jogos agora (já foram 3, por exemplo em 1999).

    Outra coisa, em pontos corridos ou campeonatos com fase, times que já estão rebaixados não entram em campo demonstrando maior força.

    Prefiro campeonatos de pontos corridos. Ainda evita de juiz decidir o campeão pois ao longo do campeonato os erros ficam mais nivelado.

    Essa é minha opinião e é claro que respeito a todas as opiniões.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: