O Rei da trombada


O Rei do Futebol está completando 70 anos.

A opinião de que Pelé foi o maior jogador da história é quase unânime, o que faz com que pessoas que não viram o jogador atuar acabem tendo essa mesma opinião. Normal.

Eu sou um dos que não viu Pelé jogar. Mas ao contrário de muitos, fico com um certo receio do que os “especialistas” falam sobre Pelé. Sou como a platéia do Silvio Santos. Só acredito vendo.

Não discuto que Pelé é o Rei do Futebol. O cara realmente é tratado como tal no mundo inteiro. Meu receio é em relação a qualidade técnica do jogador.

Pelé fez muitos gols bonitos. É verdade. Assim como Maradona, Zico, Ronaldo, Rivelino, Zidane etc.  Até o Viola já fez muitos gols bonitos.

Mas percebam um detalhe nos gols de Pelé. Assim como o Viola, em todos eles o Rei tromba com o jogador adversário. Parece-me que Pelé se destacava mesmo pela força física que tinha, numa época que a preparação física dos times era absolutamente ineficiente.

Não vou cometer o absurdo de dizer que por isso tenho a oipnião de que o Pelé foi um trombador com sorte, ou um Viola melhorado. Minha opinião é que não é absurdo – como muitos saudosistas acham –  comparar tecnicamente Pelé com Maradona, Ronaldo, Rivaldo, Djalminha, Zidane, Messi e muitos outros.

Vinicius (ex)Avallone

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

30 Comentários em “O Rei da trombada”

  1. pedro Says:

    realmente existe um mito enorme entorno do jogador pelé. Tem gente que acredita q apesar de Pelé realmente ser um craque sempre jogou ao lado de excepcionais jogadores que nunca o deixaram na mão. Alguns até apontam Leônidas da Silva, o homem borracha, como talvez o melhor da história.

    tem um livro chamado “A Verdade Sobre Pelé” que fala sobre isso, mas infelizmente hoje é muito raro encontrá-lo

    nesse link tem uma matéria do globoesporte:

    http://globoesporte.globo.com/pele-70/noticia/2010/10/livro-de-1975-que-contesta-o-mito-de-pele-permanece-no-limbo-da-historia.html

  2. Vini Says:

    Só um pode ter sido maior q Pelé, Garrincha.

    Se ele fosse só trombador, pra ter feito 1300 gols teria q ter sido halterofilista.

  3. Andrey Pandaw Says:

    Na realidade o futebol daquela época tinha a bola que era muito pesada e o gramado tinha outros ou nenhum tratamento….O que eu acredito que seja verdade é que Pelé foi o melhor na época em que estava ativo, isso desde quando foi para o profissional, acho que ninguém foi tão matador por tanto tempo.Mas repito , acho…

  4. Vini Says:

    E mais, veja as duas copas q ele jogou bem, 58 e 70, não teve nada de força física …
    Em 58, com 50 quilos. Em 70, já coroa…

    Esqueci de falar que naquela época os adversários pareciam retardados. Basta ver o que o Garrincha fazia com os caras. Hoje em dia ninguém cai nesse tipo de drible.

  5. maria paulina Says:

    Pelo amor de Deus! Rei da trombada? Vc não deve estar falando do mesmo PELÉ que eu vi jogar. Tenho quase 50 anos e vi muito pouco do REI, mas o que vi não me permite ler isso sem sentir um arrepio na espinha. Sou parmerista, portanto não posso ser acusado de viúva do Pelé, mas o que esse cara fazia com uma bola não havia, não há, nem haverá ninguem que chegue perto pra ser comparado. Ah! Ele não jogava com uma chuteira Nike última geração, não usava camisa que absorve suor, não chutava uma Jabulani que é inimiga dos goleiros e facilita para os atacantes, não era beneficiado pelo cartão amarelo que só apareceu muito depois da Copa de 66 (acho que na Copa do México), jogava-se um futebol mais duro, com menos “frescuras” que o de hoje em dia, dizia-se então que “futebol era pra homem” e a zagueirada sentava a bota, além do que a Lei do Impedimento ainda não havia sido mudada e gol feito na mesma linha do zagueiro era impedimento. Podia-se atrasar a bola pro goleiro e quem jogou bola sabe que isso facilitava MUITO o desarme dos zagueiros. Não havia Fisiologistas, Personal Trainers (??), alimentação balanceada, psicologos, etc. Chutava com a perna direita, com a perna esquerda, cabeceava, driblava, passava e tudo com maestria. Ouça a opinião dos seus ex companheiros de Santos, da seleção e de outros times que o enfrentavam. Até o Fontana, zagueiro do Vasco e tri-campeão em 70 que era seu inimigo declarado vai dizer que ele era imcomparável.
    Abraços!
    Dinho Maniasi

    Ok. Respeito sua opinião. Mas vc esqueceu de considerar que tudo isso de chuteiras, gramado, bola etc. também vale para os adversários dele. Vc também esqueceu de dizer que naquele tempo grande parte dos jogadores não eram profissionais. Os jogadores da Suécia em 58, por exemplo, jogavam bola de final de semana. Durante a semana eram pedreiros, balconistas etc.

  6. maria paulina Says:

    Tem mais, o Andrey se referiu aos gramados, eu joguei no juvenil da AAPD a gloriosa lusinha e os gramados eram parecidos com pastos. O gramado da Vila Famosa como era chamada a Vila Belmiro tinha mais areia do que terra, e o homem fazia até chover. Maradona, Ronaldo, Rivaldo, Djalminha, Zidane, Messi podem ser comparados a Rivelino, Zico, Reinaldo, Toninho Guerreiro e olhe lá. Da nova geração, o único que tem um nível mais próximo ao daquela época é o Ronaldinho Gaucho.
    Dinho Maniasi

    Ok. Temos portanto opiniões diferentes. Democacria…

  7. adriano peixoto Says:

    Até que em fim, alguém parou de puxar o saco do Pelé, por um momento pensei que só eu não via essa genialidade tão falada. A maioria dos gols desse cara é na força física (trombada), para mim ele não jogou futebol como Maradona, Reinaldo, Messi e principalmente Zidane.

    Adriano, infelizmente somos criticados por colocar em xeque a qualidade técnica do Pelé. Deus queira que daqui uns 50 anos não seja criado um mito assim em relação ao Lula, só para dar um exemplo. Aí vou ser obrigado a novamente defender minha opinião e ser considerado um louco por isso.

  8. Washington Says:

    Meus Deus!!!

  9. Douglas Says:

    Ele fez mais de mil… mas só vemos uns 20!!!!!

    Lembrando que o Romário também fez 1000 e o Túlio está quase lá.

  10. Cassiano Says:

    Será que o Pelé seria tudo o que falam se jogasse nos dias de hoje?
    Nos dias de hoje, Pelé jogaria um ou no máximo dois anos no Santos F.C., talvez ganhasse um campeonato paulista, ou uma copa do brasil, e imediatamente seria vendido a algum time da Italia ou Espanha. Chegando lá, seria um dos destaques, ganharia o título de melhor do mundo, seria uma celebridade.
    Na seleção brasileira, seria mais um Robinho, ou mais um Ronaldinho Gaúcho. Estrela rodeada de mulheres e fama. Certamente se venderia como todos se vendem.

    Da mesma forma que se colocassemos um Robinho, ou Ronaldinho Gaúcho jogando em algum time dos anos 60 ou 70, ambos seriam muito maior do que foi Pelé.

    Robinho não, né…

    • Andrey Pandaw Says:

      Ok,ok todos nós temos opiniões distintas, mas comparar o Pelé com o vencido robinho é zuado heim, e poem zuado nisso, compara-se ele com ronaldo ou sei lá até o rivaldo , mas robinho não pow ai é matar a todos aqui de desgosto.

      • Rafael Siqueira Says:

        é mesmo… só de ler issoja nao consegui ir ate o fim do post do cara….
        porra, o Pelé era foda sim… mas nao queira comparar o prefontaine com o usain bolt, o Felix com o Julio cesar, amaria lenk com a mariana brochado… isso é besteira… deemuma olhada no blog do renato mauricio prado, tem um video bem legal, com os 20 golsmais bonitos do rei… voce ve porque ele é o rei (mesmo em poucos gols….)

        Rafael, sobre os gols mais bonitos, tem um monte de jogador que se selecionarem os 20 mais bonitos vc vai ficar impressionado, incluindo o Viola. Aliás, assim como o Pelé, o Viola tb tem um lance incrível que se fosse gol seria impressionante. Aquele na final contra a Itália que ele driblou todo mundo.

  11. Euclydes Zamperetti Fiori Contraffazione Says:

    o Pele foi o primeiro a ter um personal trainner, era o Julio Mazzei, preparador exclusivo do Pele, desde garoto. O Mazzei dizia que as pernas do Pele eram para um homem de 2 metros de altura, de tão forte que era. Tinha um impulso muito grande e arrancava muito, bem como mudava de direção na corrida muito rápido. Esse era um segredo do Pele. E também batia muito, inutilizou para o futebol o zagueiro Procópio, do Cruzeiro e da seleção brasileira e inutilizou um defensor alemão da seleção alemã, no maracanã, quando o Pelé fez o alemão voar alto, cair e nunca mais jogar. Era forte, mau, dava cotovelada na cara dos zagueiros. Enfim, apanhava muito e batia muito.

    É só falar do assunto que começam a aparecer detalhes e pessoas com opiniões diferentes do comum…

  12. Luiz Says:

    Com os gramados milimetricamente cortados, com chuteiras feitas sob medida e personalizada, com estudos de física, bola da era espacial e feitas na NASA mpa

  13. Luiz Says:

    Com os gramados milimetricamente cortados, com chuteiras feitas sob medida e personalizada, com estudos de física, bola da era espacial e feitas na NASA , etc e tal.
    Com tudo isso, Zidane, R. Gaucho, Rivaldo, Messi, Maradona e outros semelhantes não conseguiram fazer o que Pelé fazia com bola de capotão, gramado alto, chuteira feita com couro duro e cravo pregados, literalmente, com pregos (aquelas antigas taixinhas), que com uma chuva a bola e a chuteira pesavam mil kilos.
    Enfim, se trocássemos de época , a fim apenas por comparação, os atuais jogadores não fariam nem 30% do que Pelé fazia, e Pelé, com toda essa tecnologia atual, faria chover, por que o resto ele já fazia acontecer.

    Mas hoje Pelé enfrentaria jogadores tão fortes quanto ele, exército de volantes etc. Naquela época se jogava com apenas 1, no máximo 2.

  14. imparcial Says:

    ta parecendo aquela discussao de que o homem nao pisou na lua, tem cara que acha isso ate hj , que foi inventado pelos americanos.

    Se o cara que escreve tem a opiniao dessas fazer o que? Alguem ja tentou explicar que o fato ocorreu pro cara? geralmente nao da certo, apesar da realidade ser bem distante do pensamento da tal pessoa

    Para de usar isso cara. Vai fazer mal vc…

  15. marinho Says:

    o pelé foi um genio inigualável, tinha explosão muscular igual ronaldo fenomeno ou melhor, tinha a presença dentro da pequena area igual ao romário, tinha a agilidade de jogador de rua igual ao rivaldo, batia com a perna esquerda melhor que o rivelino, com a perna direita que era a boa não tinha com alguem para comparar.
    cabeçeava melhor que o leivinha, tinha uma visão de jogo além do normal, isso explicado pelo seu globo ocular dilatado, que via num angulo diferente de todos os outros jogadores, tinha fama que tinha um olho na nuca, realmente foi o melhor de todos os tempos.
    uma máquina que nasceu para jogar futebol, fora seu preparo fisico invejavel, sua impulsão fora de série… e outra coisa , não era fominha, deixava seus companheiros na cara do gol…foi um fora de série, já o edson é igual a nós cheio de defeitos.

  16. Otto Biasdanut Filho (spfc) Says:

    s trombada fosse sistema d verificação p medir craques, então o Viúvo-Albertini-Corintía-RoscaAssada foi maior q Pelé!
    Única diferença é q o Rei dava trombadas, enqnto o rixarlysson corintiano gosta d levar trombadas!!!

  17. imparcial Says:

    o blog gosta de polemica mas chegar nesse ponto pega mal pra quem escreve.

    tipico gol de trombador numa final de copa do mundo com 17 anos

    Não é bem assim. Veja nos outros comentários que outras pessoas também questionam a qualidade técnica do Pelé. Posso ser louco, mas não sou burro.

    • imparcial Says:

      claro nao é louco nem burro , mto pelo contrario é bastante inteligente mas veja bem: questionar algo que é consenso entre todos que acompanharam a carreira do Rei, é algo feito so mesmo pela polêmica. acredito que vc pode ate duvidar que ele seja esse mito todo, toda essa idolatria em torno dele. Ate ai pode ser, mas colocar no mesmo nivel de ronaldo é muito esquisito, duvido que vc ache que os dois tem mesmo nivel ou algo perto disso. Nem mesmo Maradona ou Zidane, que foram genios

  18. imparcial Says:

    comparar Zidane e Maradona com Ronaldo tb é ridiculo . Ronaldo nunca foi um jogador que se destacou pela genialiade e sim por ser um excepcional atacante de grande explosao , é completamente diferente. Vejam a Copa de 2002 e a de 94 por exemplo, jogadas e gols de Romario e Ronaldo, nao ha como comparar, claro Romario é bem superior. Tanto nos gols feitos qto as jogadas, a jogada do gol contra os americanos que Romario faz deixando Bebeto livre pra fazer o gol, Ronaldo nunca seria capaz de fazer

  19. Cassiano Says:

    Realmente, Robinho força a barra mesmo.
    Mas pensei mais na semelhança física do Pelé de 58 com o Robinho de 2002.
    De toda forma, fazer o que o Pelé fazia em 1958 era fácil.
    Imaginem um Denilson jogando naquela época. Ou até mesmo um Djalminha jogando na copa de 1970. Ou um Edmundo (de 93-94) jogando a copa de 1962.
    Não consigo mesmo é ver esses jogadores da década de 50, 60 e 70 jogando no futebol europeu de hoje, com toda essa correria.
    Mas voltando ao Robinho… pode até ser considerado perna de pau (compartilho dessa opinião), mas jogar contra os zagueiros do Juventus da Mooca na década de 60 e fazer o tal gol que ninguém viu, até o Nilson (ex Gremio, Palmeiras, Corinthians) faria !!!

    • imparcial Says:

      ele jogou contra os melhores zagueiros do mundo , veja o gol que ele fez na final da Copa de 58. Alem disso ele foi campeao e artilheiro do paulista na epoca que era o campeonato mais disputado do Brasil. Sem contar que foi 5 vezes campeao da Taça Brasil que era o campeonato brasileiro da epoca.

      Botafogo, Palmeiras depois Cruzeiro , o Santos conseguiu hegemonia nessa epoca jogando contra equipes de muita qualidade. Santos e Palmeiras nessa epoca disputavam classicos de empolgar, um espetaculo pra quem gostava de futebol. Nao da pra negar que o cara era diferente, especial nao jogava sozinho mas se destacava muito entre jogadores de tanta qualidade

  20. Cassiano Says:

    O tema é polemico !!!

    Mas vamos lá.. segue abaixo a FORTISSIMA seleção vice campeã de 1958, a temida SUÉCIA !
    Skoglund, Gren, Simonsson, Gustavsson e Liedholm, Hamrin, Börjesson, Bergmark, Kalle Svensson, Axbom, Parling.

    Meu Deus !!! Que seleção memorável !!!

    O Palmeiras B conseguiria arrancar um empate!

  21. El Loco, pra contrariar Says:

    nunca vi na minha vida um bando de idiota falando sobre o Pelé, esse pessoal todo, inclusive o blogueiro devria ler mais a história do futebol, para começo de conversa nenhum de vcs ouviram qq comentário do Pelé no futebol, simplesmente deu exemplo de profissional. O Pelé teve inúmeras oportunidades de sair para o exterior, mas nunca quis para não ser explorado. O Pelé saiu sim, para o exterior qdo encerrou sua carreira como profissional nos Estados Unidos, continou dando exemplo. Tanto isso é verdade que nos dias de hoje é representante mundial da Warnes, isso representa que ele ainda hj é digno de ser considerado o melhor do mundo. Então vamos lá, Maradona representa o que ? o mundo do pó. Vamos lá, Zico, Messi, Falcão, ganharam o que ? Nada. Só para conhecimento de vcs o Zico não pode entrar na Italia, pq senão vai preso, entenderam preso, por sonegação fiscal.Todos vcs devem respeitar e muito o Pelé, conhecido no mundo inteiro. Entendam bem, no mundo inteiro. Em qq canto desse mundo o nome dele é lembrado e conhecido. Portanto seus idiotas param de falar asneiras. Nunca vi tanta bobagem. Além de tudo ignorantes sem o menor conhecimento;

  22. rafael Says:

    quem é pelé, interrogação

  23. Rafael Siqueira Says:

    A diferença é que o Pelé fez 1000 gols até os trinta-e-poucos…
    o Romário, que é o maior genio da area (acho que até melhor que o Pelé nesse quesito isolado, e só) teve que segurar a onda até quase 10 anos a mais de futebol
    o Tulio nem falo, pois fazer gol jogando pelo brasiliense contra Mixto, Gama etc… nao devia valer….
    Alem do mais,um cara se machuca hoje, faz Ressonancia, tomografia, fisioterapia e etc… em 3 dias o cara ta novo. Naquela epoca, o cara se machucava e fazia o que: massagem e emplastro sabiá… em 30 dias o cara voltava porque ninguem mais queria esperar…

  24. alexandre Says:

    Uma vez ouvi que o “Marquêtinguê do Pele foi melhor trabalhado do que Garrincha.Nesse ponto já ha um questionamento da “genialidade”.
    Dois fatos,parte do profissionalismo do Futebol Brasileiro se deve a ele e a outros. Outra, que a grande maioria dos adversarios eram ruins isso ninguem pode negar, “nem citam”, seria a mesma coisa que colocar Cristiano Ronaldo e outras feras para jogar com time de peladeiros de final de semana….

  25. Dinho Maniasi Says:

    É, tem gente que acha de funk é música, né?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: