Renovar, interrogação


Basta a seleção brasileira perder que se fala que tudo tem que mudar. Nada presta. Está tudo errado.

Assim como aconteceu logo após a eliminação na Copa do Mundo de 2006, o presidente da CBF, Sr. Ricardo Teixeira, fala na necessidade de uma completa renovação (naquela ocasião a renovação começou com a contratação de Dunga como técnico). Renovar o time, evidentemente, pois renovar a direção da própria CBF é mais díficil do que alguém diferente dos irmãos Castro assumir Cuba.

A ideia manifestada por Ricardo Teixeira é de colocar para jogar na seleção uma nova geração. Ele deu a entender que o time que jogou é muito velho e que os jogadores a serem convocados daqui por diante devem ser mais jovens. Comparou a seleção brasileira com as seleções da Alemanha e Gana. Disse que enquanto no Brasil apenas um jogador tinha idade olímpica (Ramires), essas outras seleções tinham mais de 10 jogadores nessa condição.

A alegação de Ricardo Teixeira é esdrúxula e demonstra o quanto ele entende de futebol.

A renovação é importante. Concordo. Contudo, o Brasil não tem que adotar como critério simplesmente a idade dos jogadores convocados. O que deve ser avaliado é a condição física e técnica.  Medalhões fora de forma ou sem comprometimento devem ser substituídos sempre que possível. Mas se no momento da convocação forem os melhores das suas posições, não podem ser desprezados por causa da sua idade.

Se o Lúcio, por exemplo, for o melhor zagueiro atuando daqui 4 anos, deve ser convocado para a Copa do Mundo. Só o que não pode acontecer – e é o que vinha acontecendo uns tempos atrás – é o jogador ser convocado apenas pelo nome, como Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho etc.

E mais. Não se pode comparar o futebol brasileiro com o alemão e o ganês. Quem disse que esses outros países optaram por convocar jogadores novos em detrimento de outros mais velhos? Alemanha e Gana, assim como a maioria dos demais países, não têm muita escolha, tanto que a Alemanha teve que chamar um brasileiro para formar o time. Essas seleções convocam os melhores que estão à disposição. Por acaso os melhores alemães e ganeses tinham, na maioria, menos de 23 anos.

A Alemanha, por exemplo, só não levou o medalhão Ballack, de 34 anos, porque ele se machucou. Por “sorte” a Alemanha achou para o seu lugar o jogador Ozil. E mais. Matthaus e Klinsmann só não jogam no time da Alemanha porque não aguentam mais, pois do contrário já estariam na sua décima Copa do Mundo. Já o caso de Gana não merece comentários. É sabido que quase todos os jogadores ganeses tem mais de 40 anos.

No Brasil, porém, é completamente diferente.  A cada 6 meses surgem novas opções para o técnico. Aqui, diferente de lá fora, é possível formar umas 5 seleções competitivas. O problema aqui é que nem sempre os melhores são escolhidos, e quase sempre o treinador é uma tristeza.

É preciso parar com essa besteira de renovação. O que a seleção brasileira precisa é de um bom técnico que escolha os melhores e jogue no velho e bom 4-4-2.

Renovação é na presidência da CBF. E de preferência que não seja o Andres Sanchez, como estão dizendo por aí. Nem o Belluzzo.

Vinicius (ex)Avallone, apostou como o polvo: Espanha 3 x 2 Alemanha, com 2 gols do mediano Villa

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

8 Comentários em “Renovar, interrogação”

  1. Edu Says:

    hahaha, é agora que esse polvo vai se fude. Alemanha 3 X 1 Espanha.

  2. Vini Says:

    Pô, finalmente um post coerente por aqui. Tava entrando e só lia asneira, mas acertaram a mão de novo, pelo visto… quase perfeito, exceto a bobagem do Villa ser mediano – tá provando na Copa q é top 5 dos atacantes do mundo. Não tinha visibilidade no Valência, vai provar no Barça. De resto, sem mais.

  3. Vini Says:

    E acrescento – é sabido q o RT não gosta de futebol, só assiste o q tem obrigação absoluta. E q a Alemanha pegou um brasileiro dos mais meia boca. Bem lembrado q idade em Gana é tão relativo qto o salário do Mano no Curintia.

  4. Rodolfo Bauer Says:

    Cara, na boa, este papo de que podemos formar umas 5 seleções competitivas eh falso. A geração eh fraca e para formar um time já vai ser difícil.

  5. Zeca-O Passarinho Tricolor Says:

    Em todos os fracassos em Copas do Mundo, o Ricardo Teixeira vem quem esse mesmo argumento: “precisamos renovar….seleção jovem…etc etc etc.” tudo para desviar à atenção…o responsável pelo fracasso é ele e fim de papo. Esse cara é mais falso que nota de 3 paus…Tem haver uma renovação na CBF isso sim….urgente…fora Ricardo Teixeira…cartola sem vergonha.

  6. Zhu Sha Zang Says:

    Renovação nos valores do Brasil. Eu só lembro do caso Keyrrison. Nego quer ser multimiliardário e sair logo do Brasil. Vai suar a camisa por que, se não tem identificação com o próprio país. Dae, Dunga tem que chamar uns poucos que, talvez, tenham mais hombridade e patriotismo do que os grandes craques atuais. Alias, existe algum?

    Qual seria a seleção ideal para vocês?

    • Senthur Says:

      lá vem os babacas com ganso e neymar. já vieram antes com keirisson, breno, lulinha, diego cavaliere, todos eram os melhores do brasil.

  7. Ricardo de Lima Says:

    Vini, perfeito, nada acrescentar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: