A noite do Desabato tupiniquim


O Palmeiras enfim venceu. Gol do artilheiro Robert. Passe de calcanhar do Edinho. Resposta aos críticos, interrogação. Eu sempre disse que os dois jogavam muito. Era só ter paciência. Muricy sabia o que estava fazendo ao recomendar a contratação dos dois. Mas o resultado do jogo foi o de menos. O que ganhou destaque foi a confusão envolvendo os zagueiros Danilo e Manoel.

Manoel acusou Danilo de o ter chamado de macaco. Existem cenas que mostram o lance. Azar do jogador palmeirense. O caso então foi parar na delegacia. Insuflado pela diretoria atleticana, Manoel foi prestar queixa por entender que sofreu ato de racismo. Saiu como vítima em uma confusão sobre a qual participou ativamente. Deu cotovelada, cabeçada, pisada. Algo que não parece novo na curta carreira do jogador.

Hipocrisia, interrogação. Na minha opinião sim.

O jogador, seja ele negro, branco, amarelo, pardo, homossexual, índio, precisa ter um pouquinho de dignidade e assumir os ônus de seus atos. Se quer ser truculento, desleal, violento, deve ter em mente que sofrerá reações por conta dessas atitudes. E essas reações podem ser as mais variadas possíveis. Manoel deveria saber que não se pode agredir alguém e esperar dessa pessoa um muito obrigado.

Não estou querendo dizer que Danilo agiu corretamente. Longe disso. A postura dele foi ridícula, infantil. Danilo tem que ser punido de alguma forma. Inegável. Jogador de futebol tem que aprender. Só acho que não se pode passar a mão na cabeça do Manoel e tratá-lo como se fosse um coitado.

Danilo será punido pela justiça desportiva. E também pode ser pela justiça comum. Não por racismo, como todos estão pensando. A atitude dele, data maxima venia, caracteriza crime de injúria qualificada, e não de racismo. Moralmente é tudo igual. Mas para a justiça, não. A diferença basicamente é a seguinte: na injúria qualificada o agente ofende a honra subjetiva de uma determinada pessoa, utilizando-se, para tanto, de xingamento de cunho racista. “Seu macaco”, como disse Danilo para Manoel. No racismo, porém, o agente objetiva ofender uma determinada raça ou etnia como um todo. “Todo negro ou branco é sem vergonha”, por exemplo. A pena por ambos os crimes é praticamente a mesma. Mas o crime de racismo é imprescritível e inafiançável. São detalhes importantes.

A favor de Danilo há o parágrafo 1º, do artigo 140, do Código Penal:

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

§ 1º – O juiz pode deixar de aplicar a pena:

I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;

Ou seja, alegar que a injúria foi provocada pelas atitudes do Manoel. Que foi o que mais ou menos aconteceu, segundo a versão dos fatos dada pela imprensa. Danilo, portanto, pode não ter que cumprir pena. Mas sua carreira ficará manchada não apenas pelo seu futebolzinho, mas também pela sua atitude. Que foi o que aconteceu com o seu técnico, Antonio Carlos.

Vinicius (ex)Avallone, adevogado nas horas vagas

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

14 Comentários em “A noite do Desabato tupiniquim”

  1. Lombroso Says:

    Artigo 1º, do Código Penal do Jornalismo Esporte Clube:

    Art. 1º – Sempre que houver algum caso entre jogadores paulistas x jogadores de outro estado, a razão sempre é do jogador paulista.

    • Cajuru Says:

      Não, você enganou-se, para o blogueiro resta apenas quando o fato ocorre com o jogador do mediocre Palmeiras, mostrando o mal caratismo.
      Blog pelo qual sempre disse que é contra mal carater no caso.

  2. Rodolfo Almeida Says:

    concordo com o texto na íntegra!
    exatamente o meu ponto de vista nesta situação!
    bacana, parabéns!

  3. eder Says:

    MANOEL…..
    MANOEL…..
    MANOEL…..
    MANOEL…..
    ESSE MULEQUE NÃO É NINGUEM…ESSE SIM É MAL CARATER…EM TODOS OS ESCANTEIOS ELE JOGAVA O CORPO EM CIMA DO MARCOS PROPOSITALMENTE…..
    DANILO ERROU AO CUSPIR NA CARA DELE….NÃO FOI LEGAL.
    OBS.: O blog defende a democracia e a liberdade de expressão. Mas em se verificando o conflito entre expreesões de cunho segregativo, racial, e a liberdade de expressão, abrimos uma exceção para dar preferência à não proliferação de preconceito. As pessoas expressam suas opiniões, sejam elas moralmente certas ou erradas. Vamos publicá-las. Mas, nesse caso, decidimos abrir uma exceção. Primo.

  4. Valdivino, el mago. Says:

    A verdade é uma só, todos estão errados, e isso ocorre TODOS os jogos, inclusive na europa onde se dizem os mais civilizados, e deve ser punido os dois, e o danilo vai se ferrar pq caiu na mídia e vai toma uma puta pena pra servi de exemplo, mas nada que passe o tempo e tudo se transfome em cesta básica.

    E vale lembrar que quem está por trás disso é o Atléticu-pr, o time mais nojento do brasil, briga com todos, não libera jogadores, não deixou entregar o troféu para o coritiba no estádio. E como perdeu ontem, para mudar o foco e criar uma alforia na sua torcida para quarte que vem.
    É moleeee.

  5. Danile Ferrari Says:

    Acho um absurdo!!!!

    Ser democratico é uma coisa agora ser em cima do muro é outro. Deixar estampado o comentário infeliz desse indivíduo é semear as idéias dele e
    de certa maneira vcs estão apoiando sim o preconceito em divulgar isso.

    Lamentavél,o post tava tão bom…

    ATENTE -SE:

    “Pregar a liberdade de expressão – sem respeitar os direitos dos outros – equivale à perversão intelectual e a volta à barbárie.

    A Liberdade de expressão não dá o direito a alguém de ofender ou ridicularizar o outros.

    Defender a Liberdade absoluta de expressão é, muitas vezes, uma forma de “corporativismo doentio” , sem princípios éticos, que mascara a truculência e o arbítrio, e se esconde atrás de uma interpretação maldosa ”

    Danile, com razão. Abrimos uma exceção. Primo

  6. Rodolfo Crepaldi Says:

    No mundo JURIDICO, sim no mundo REAL….

    É entendimento remansoso dos tribunais brasileiros, que injuria, calunia ou difamçao proferidos quando os animos estiverem exaltados, nao configurará crime. Absolve-se o Réu….mas tratando-se de STJD…..

  7. Zeca - O Passarinho Tricolor Says:

    Hoje (sábado – 17/04) o jogador Manoel admitiu em entrevista à imprensa que realmente tb. provocou o Danilo, portanto, tudo acabará em pizza.E fica quieto.

  8. dedos.info Says:

    esse Atlético-PR, e o conjunto de tudo mais que está relacionado ao mesmo, é uma desgraça completa. clube nojento que não faria a menor falta pra ninguém.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: